Ambiente Gaia | Ir para a página inicial
Selecionar idioma: en br


Nossos Contatos

Salvador
» Fones: (71) 3033-3857
São Paulo
» Fones: (11) 97631-7127
» e-mail: Clique aqui

MPF recomenda interdição de usina hidrelétrica de Pedra do Cavalo, na BA

Data: 01/07/2016

Órgão diz que usina tem provocado a morte de peixes no Rio Paraguaçu. Votorantim, que administra usina, diz que não recebeu nenhuma notificação.

O Ministério Público Federal (MPF-BA) recomendou ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) a interdição da usina hidrelétrica da Barragem de Pedra do Cavalo, na região de Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador. A usina é responsável por 60% do abastecimento de água da capital e região metropolitana. A recomendação foi feita no dia 21 de junho e divulgada à imprensa na terça-feira (28).
Por meio de nota, o MPF alega que a usina hidrelétrica está localizada em área de proteção ambiental e funciona com a licença de operação vencida desde 2009. O órgão acrescenta que que o grupo Votorantim, que administra a usina, teve o novo requerimento de licença indeferido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela reserva ambiental onde a usina está localizada, por causa de várias falhas no plano de operação.
Conforme o MPF, a usina tem provocado a morte de peixes no Rio Paraguaçu e prejudicado milhares de famílias de pescadores.
Também por meio de nota, a Votorantim disse que novo processo de licenciamento ambiental está sendo analisado pelo Inema e destacou que até agora não recebeu nenhuma notificação sobre a recomendação de interdição da Usina Hidrelétrica da Barragem de Pedra do Cavalo. A empresa afirma que está aberta ao diálogo com as partes interessadas.
O Inema atesta que recebeu a recomendação do MPF e que deverá se pronunciar sobre o assunto ainda nesta quarta-feira.

Fonte: http://g1.globo.com/bahia/noticia