Para a realização da avaliação preliminar de passivo ambiental é necessário fazer, inicialmente, um levantamento das informações disponibilizadas por órgãos públicos e, posteriormente, o levantamento dos dados em campo. Somente após a apuração dessas informações apresentadas por meio da avaliação preliminar de passivo ambiental será possível elaborar o modelo conceitual e, por último, realizar a avaliação da necessidade de intervir com ações emergenciais.
De modo mais amplo, a avaliação preliminar de passivo ambiental é um serviço indispensável para se realizar a remediação de solo e água subterrânea.
Ainda com a realização da avaliação preliminar de passivo ambiental, se prevê sanar todos os questionamentos para melhor conhecimento da região a ser recuperada. As empresas especializadas no segmento realizam um projeto básico e detalhado de remediação para determinar a forma mais eficiente de implantar uma solução.
A Ambiente Gaia Consultoria e Engenharia, atua na elaboração dos relatórios técnicos para Investigação e Avaliação Preliminar de Passivo Ambiental, visando apresentar às empresas as melhores alternativas técnicas e com melhor custo-benefício, a Ambiente Gaia oferece expertise em avaliação preliminar de passivo ambiental, com padrões e metodologias internacionalmente reconhecidas, apontando as melhores soluções para cada segmento e aplicação.
- Avaliação Preliminar de Contaminação
- Investigação Confirmatória de Contaminação
- Investigação Detalhada de Contaminação
- Avaliação de Risco Ambiental e à Saúde Humana
- Plano de Intervenção para Área Contaminada
Trabalhamos de acordo as Normas e Manuais da CETESB
Entre em contato com a equipe especializada da Ambiente Gaia, conheça os serviços oferecidos e conte com as melhores soluções.
Avaliação de Áreas Contaminadas e Avaliação Preliminar de Passivo Ambiental
A avaliação de áreas contaminadas ocorre em fase preliminar e, posteriormente, confirmatória. Na etapa preliminar, é necessário fazer um levantamento histórico da área a ser recuperada e identificar quais são as áreas potencialmente contaminadas e as áreas com suspeita de contaminação a fim de se projetar um modelo conceitual de remediação inicial.
Na fase de investigação confirmatória é realizada a sondagem, a instalação dos poços e amostragem do solo e da água subterrânea para obter o máximo de informações e aumentar a assertividade no projeto de remediação para recuperar a área contaminada.
Outra importante ação das empresas especializadas em recuperar áreas na fase de avaliação de áreas contaminadas é a análise de risco à saúde humana. Nesse momento são calculadas as concentrações máximas aceitáveis dos contaminantes-alvo presentes para a utilização futura da área reabilitada.
Finalidade da Avaliação de Áreas Contaminadas e Avaliação Preliminar de Passivo Ambiental
A avaliação de áreas contaminadas tem a finalidade de investigar a situação do solo e da água, tal como o grau de contaminação, para proceder com a fase de remediação. Já nessa fase, pela qual ocorrerá a recuperação, é definida a técnica a ser utilizada, os meios pelos quais será aplicada e as metas a serem alcançadas.
A Ambiente Gaia Consultoria e Engenharia é uma empresa com expertise reconhecida e tradição nos segmentos de engenharia ambiental, licenciamento ambiental e projetos ambientais. Contate a Ambiente Gaia e conheça mais sobre os serviços de avaliação de áreas contaminadas. Trabalhamos relacionando com as melhores legislações ambientais referentes a investigação de áreas contaminadas. Utilizamos a Decisão de Diretoria Nº 038/2017/C de 07 de Fevereiro de 2017.
Dispõe sobre a aprovação do “Procedimento para a Proteção da Qualidade do Solo e das Águas Subterrâneas”, da revisão do “Procedimento para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas” e estabelece “Diretrizes para Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Âmbito do Licenciamento Ambiental”, em função da publicação da Lei Estadual nº 13.577/2009 e seu Regulamento, aprovado por meio do Decreto nº 59.263/2013, e dá outras providências.
DECISÃO DE DIRETORIA Nº 038/2017/C, DE 07 FEVEREIRO DE 2017
A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT também engajada em nortear o que deve ser feito em casos de áreas contaminadas ou suspeita, desenvolveu normas, as quais se destaca:
- ABNT NBR 15515-1:2007 – Passivo ambiental em solo e água subterrânea. Parte 1: Avaliação preliminar;
- ABNT NBR 15515-1:2011 – Passivo ambiental em solo e água subterrânea. Parte 2: Investigação confirmatória;
- ABNT NBR 15515-1:2013 – Passivo ambiental em solo e água subterrânea. Parte 3: Investigação detalhada;
- NBR 16210 – 2013 – Modelo Conceitual No Gerenciamento de Áreas Contaminadas – Procedimento;
- NBR 16901 de 12/2020 Gerenciamento de áreas contaminadas — Plano de desativação de empreendimentos com potencial de contaminação — Procedimento.
No intuito de normatizar os procedimentos de investigação de áreas contaminadas, a legislação brasileira mais recente estabelece critérios e valores orientadores de qualidade do solo quanto à presença de substâncias químicas e diretrizes para o gerenciamento ambiental dessas áreas (MILARÉ, 2011).
Nesta esteia, a Resolução CONAMA nº 420, de 28-12-2009, ensina que a proteção do solo deve ser realizada de maneira preventiva, a fim de garantir a manutenção da sua funcionalidade ou, de maneira corretiva, visando restaurar sua qualidade ou recuperá-la de forma compatível com os usos previstos.
Dispõe sobre critérios e valores orientadores de qualidade do solo quanto à presença de substâncias químicas e estabelece diretrizes para o gerenciamento ambiental de áreas contaminadas por essas substâncias em decorrência de atividades antrópicas.
RESOLUÇÃO Nº 420, DE 28 DE DEZEMNRO DE 2009