EMISSÕES ATMOSFÉRICAS
Verifique as emissões de poluentes para avaliar os impactos causados a saúde da população e do meio ambiente evitando multas e infrações ambientais.
Na elaboração dos Estudos de Impactos Ambientais EIA-RIMA, PCA, RCA e Licenciamento Ambiental de empreendimentos com emissões de poluentes atmosféricos, a modelagem da dispersão de poluentes na atmosfera é utilizada para avaliar alterações e impactos reais ou potenciais das emissões de poluentes atmosféricos de um ou mais empreendimentos na qualidade do ar do seu entorno, considerando ainda as condições meteorológicas da região. É uma poderosa ferramenta de gestão ambiental, que permite a geração de cenários de qualidade do ar ocorridos ou futuros, possibilitando a verificação da contribuição de uma ou mais fontes nos níveis de poluentes atmosféricos de uma região de interesse.
Os diagnósticos de impacto na qualidade do ar elaborados com técnicas e protocolos reconhecidos, nesses trabalhos, são utilizados com experiência, diversos modelos de dispersão atmosférica, como CALPUFF VIEW, AERMOD VIEW, composto das interfaces ISCST3, PRIME e o AERMOD com aplicativos – Pré-processadores meteorológicos: RAMMET, AERMET e AERMAP.
Amostragem em Chaminés ou Dutos consiste em coletar amostras isocineticamente de efluentes gasosos em chaminés ou dutos, através do conceituado teste isocinético. São verificadas dentre outras variáveis: taxa de emissão, concentração de poluentes e eficiência dos sistemas potencialmente poluidores monitorados.
Esta amostragem além de informar as concentrações de diversos tipos de agentes químicos: Metais, SOx, Material Particulado e etc. Informa importantes dados da chaminé para o controle de processo, tais como: vazão, Temperatura, Umidade, Velocidade, Pressão etc.
Algumas determinações que não são coletadas através da Amostragem Isocinética, são determinadas pontualmente conforme metodologias EPA, CETESB, NBR, como é o caso dos gases de combustão CO, CO2 e O2 e dos Óxidos de Nitrogênio NOx.
Abaixo apresentamos parte do nosso escopo de Amostragens em Chaminés ou Dutos.
As emissões fugitivas são relacionadas com as perdas de hidrocarbonetos provenientes de bombas, válvulas, agitadores, compressores, válvulas de alívio, pontos de amostragem e “open-end”. Cada um destes pontos pode representar uma pequena fonte de emissão. No seu conjunto, estas emissões são significativas e representam muito no contexto industrial, principalmente nos segmentos da indústria de petróleo e petroquímica.
O diagnóstico destas fontes requer levantamentos que compreendem o cadastro, identificação e monitoramento de milhares de pontos, em cada empresa.
Realizamos estes procedimentos para detecção e quantificação de vazamentos de gases e vapores (Compostos Orgânico Voláteis COV) em indústrias químicas e petroquímicas, bases e terminais de distribuição de combustíveis possibilitando a implementação de programas de controle LDAR (Leak Detect and Repair).
Esse procedimento proporciona um inventário das emissões fugitivas de Compostos Orgânicos Voláteis (COV) em plantas industriais. Além da quantificação das emissões, o programa de detecção e controle de vazamentos – LDAR (Leak Detect and Repair) proporciona a melhoria das condições de saúde, segurança e higiene ocupacional do empreendimento e redução de perdas.
Modelagem da dispersão de poluentes na atmosfera é utilizada para avaliar alterações e impactos reais ou potenciais das emissões de poluentes atmosféricos de um ou mais empreendimentos na qualidade do ar do seu entorno, considerando ainda as condições meteorológicas da região. É uma poderosa ferramenta de gestão ambiental, que permite a geração de cenários de qualidade do ar ocorridos ou futuros, possibilitando a verificação da contribuição de uma ou mais fontes nos níveis de poluentes atmosféricos de uma região de interesse.
Realizamos estudos e diagnósticos de impacto na qualidade do ar elaborados com técnicas e protocolos reconhecidos. Nesses trabalhos, são utilizados com experiência, diversos modelos de dispersão atmosférica, como ISC3 , AERMOD, CALLPUFF até o sofisticado MM5.
Conheça mais sobre o Licenciamento Ambiental da Ambiente Gaia