Salvamento da Fauna
Orientações sobre o Afugentamento e Salvamento da Fauna
As atividades de afugentamento e resgate de fauna só podem ser iniciadas após a emissão de autorização específica para captura, coleta e transporte de material biológico pelo órgão licenciador.
Os procedimentos metodológicos deverão ser adaptados de acordo com a especificidade de cada grupo/espécie e aos tipos de habitat a serem afetados. A captura dos animais deverá ser evitada ao máximo, dando sempre preferência ao afugentamento.
Os animais apenas deverão ser resgatados nos seguintes casos: risco de morte; impossibilidade de deslocamento, espécies que representem risco aos trabalhadores da obra ou quando estiverem feridos.
Cada frente de supressão da vegetação deverá ter uma equipe técnica especializada e treinada para a execução do programa apresentado ao órgão licenciador.
A supressão da vegetação sempre será iniciada somente após a liberação da área pelas equipes especializadas na execução do afugentamento e salvamento da fauna. Os dados de salvamento de fauna serão apresentados em relatórios, com ênfase nos registros de afugentamentos, resgates e atendimentos veterinários.
Na Ambiente Gaia, o afugentamento e salvamento da fauna sempre é feito por profissionais especializados, preferencialmente, sem contato direto, com a utilização de buzinas, apitos e outros sons estridentes, de forma a minimizar os impactos do afugentamento aos animais.
A equipe de profissionais da Ambiente Gaia sempre observam a presença de ninhos ativos, ou seja, com filhotes e ou ovos para que esses sejam realocados para áreas adjacentes ou isolada a área de entorno da árvore para aguardar que estas desocupem o sítio.
A realocação dos ninhos e colmeias são registradas nos relatórios de monitoramento. Os ninhos vazios são retirados. Animais que necessitem de captura para translocação são acomodados em recipientes específicos para cada espécie. Se constatado que estão em condição de soltura, esses são encaminhados, o mais rápido possível, para as áreas previamente identificadas.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!